dehstauffer

TURISTANDO POR SÃO PAULO

Avenida Paulista e arredores

Esse roteiro pode ser feito a qualquer dia da semana. Considere que aos feriados e domingos, a partir das 10h, a Avenida Paulista se transforma, fica fechada para os carros, a ciclovia é estendida, vira palco de várias atrações (cantores de rua, atividades esportivas de academias, estatuas vivas...), tem feira de antiguidades no vão do MASP e feirinha em frente ao parque Trianon, pessoas num clima mais tranquilo curtindo a cidade e passeando com cachorros e crianças, além de ter vários produtos legais à venda. Nos dias de semana, temos uma amostra da correria da vida paulista, a avenida fica cheio de pessoas correndo pra lá e pra cá, vendedores de café na manhã nas ruas, muitos carros pelas ruas... Eu acho bem interessante e recomendo conhecer essas duas faces da Avenida.

Pelo trajeto, uma das minhas atividades preferidas é observar/procurar as mensagens/poesias escondidas (ou nem tanto) pelas placas pretas com o nomes da ruas ou nos postes. Elas estão sempre em transformação, algumas dessas já não estão presentes e novas já surgiram.

Nosso roteiro começa na Paulista perto da avenida Consolação. Para quem não está hospedado por aqui, pegue o metro linha verde e desça na estação Consolação (que fica na Avenida Paulista). Para iniciar o dia, sugiro um café da manhã bem paulistano na padaria Bella Paulista. Tem bastante variedades de lanches, salgados, bolos... Minhas escolham geralmente incluem misto quente ou pão com ovo na chapa acompanhado de um pingado (café com Pingo de leite) ou uma média (café + leite numa proporção igual). A padaria geralmente está lotada (fila e mais fila), especialmente nos finais de semana. Se você não quiser esperar, pela região também temos outras opções, como as cafeterias da rede Starbucks ou alguma das muitas filiais da Padaria Benjamin. No Starbucks, eu sempre escolho o muffin parmesão (alguém me ensina a fazer isso em casa?)!

De barriga cheia, siga até o IMS - Instituto Moreira Salles, um centro cultural que tem por finalidade exclusiva a promoção, a formação de acervos e o desenvolvimento de programas culturais nas áreas de fotografia, literatura, iconografia, artes plásticas, música e cinema (Wikipedia). Pelo caminho, não deixe de observar a Paróquia São Luiz Gonzaga.

Paróquia Sao Luiz Gonzaga Paróquia Sao Luiz Gonzaga

O Prédio do Instituto Moreira Salles é bem interessante. No térreo, fica localizado o restaurante Balaio, do chef Rodrigo Oliveira, dono do famoso restaurante Mocotó. A biblioteca é um espetáculo à parte, toda de vidro, ocupando 2 andares e conta com um acervo enorme de livros de todas as áreas. Vale subir pela escada rolante e pelas escadas para apreciar a arquitetura do local. No quinto andar, temos uma vista legal da Paulista, além de cinema e livraria. As exposições ficam nos andares superiores. Para conferir as atividades no período da visita não deixe de visitar o site oficial do IMS (ims.com.br).

IMS - Instituto Moreira Sales IMS - Instituto Moreira Sales

Restaurante Balaio Restaurante Balaio

Em frente ao IMS, está o Instituto Cervantes. Uma escola de espanhol que também conta com um centro cultural, com diversas atividades, como exposição de arte, apresentação de filmes e musicais.

Bem próximo dessas atrações, na Consolação, fica o cinema Caixa Bellas Artes. O cinema, em atividade desde 1967, conta com 6 salas com exibição de programação alternativa (confira em http://www.caixabelasartes.com.br/programacao-regular/).

Ao lado do cinema, localiza-se a Passagem Literária da Consolação. É uma ligação subterrânea que conta com um sebo permanente de livros e revistas, além de exposições de artes e fotografia, shows e performances. Do outro lado da passagem, chegamos ao famoso bar Riveira, que também merece uma visita.

Em seguida, siga de volta a Avenida Paulista até a rua Augusta. Na Augusta, vale a pena conferir as lojas colaborativas que tem opções de roupas, acessórios e decorações; são elas: loja endossa (amo as canecas do ooocio e café), de tudo um pouco e mais de tudo um pouco. No trajeto, fica o Calçadão Urbanóide, uma área de alimentação com varias opções diferentes de food trucks.

Após o desvio, retorne a Avenida Paulista. Logo na esquina, veremos o Shopping Center 3, que tem uma filial da loja japonesa Miniso (com varias coisas que não precisamos, mas queremos comprar), além de cinema, opções de restaurantes e supermercado (Carrefour). Na entrada do Shopping tem uma escultura em forma de coração, o "AmoSP", que está sempre em transformação de acordo com estações do ano e outros eventos, como a Copa do Mundo.

Em frente ao Shopping, veremos o prédio do Conjunto Nacional. Visite a Livraria Cultura (perderia horas ali) e Geek (também da livraria cultura). Se gostar de maquiagem e produtos de beleza, vá a Drogaria Raia, que tem opções de diversas marcas de maquiagem e dermocosméticos.

Livraria Cultura Livraria Cultura

Depois dessa caminhada toda, hora de relaxar e provar algumas delícias. Eu gosto bastante das opções da rua Padre João Manual, na lateral do Conjunto Nacional, em direção ao Paraíso. O Pastel de Belém acompanhando por vinho do Porto da Manteigaria Lisboa é imperdível. Também há opção de hambúrguer, poke, cervejaria, pastéis e gelatto.

Após a pausa, siga em direção ao Parque Trianon. Pelo caminho, observe o Parque Mário Covas e uma bonita casa branca, que hoje funciona como casa de eventos. Aos domingos, minhas opções favoritas de artesanato estão localização próximas a ela, não deixe de conferir os cadernos artesanais do @meninocraft.brasil e os itens de madeira do @_highwoodbr.

Parque Trianon Parque Trianon

Caso você goste das obras do artista Kobra, faça um pequeno desvio na Rua Peixoto Gomide, até chegar ao hospital Nove de Julho. Na lateral do prédio, podemos observar um mural em homenagem ao médico Edson Bueno.

Do parque, atravesse a rua e visite o MASP - o Museu de Artes de São Paulo, que funciona das 10-18h (exceto as quintas, que fica aberto até às 20h). O acervo inclui, além de exposições temporárias, obras permanentes de pintores famosos como Renoir, Monet, Cezanne, Picasso, Van Gogh, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros. Essas obras estão expostas nos maravilhosos e supreendentes cavaletes de cristais. Os ingressos para acesso custam 35 reais, sendo que as terças a entrada é gratuita. Mesmo se não gostar de obras de arte, vale a visita pela arquitetura mordenista do local. No 2 subsolo, fica localizado um restaurante maravilhoso, se estiver com fome, sugiro aproveitar a visita e almocar (nos dias de semana, fica aberto de 12-15h; e aos finais de semana, das 12-16h). Confira as exposições em https://masp.org.br/. Não vá embora sem curtir e apreciar o famoso vão de 70 metros sob os pilares vermelhos; local no qual acontecem protestos, atividades culturais e educativas, feira de antiguidade (aos domingos). Outra dica imperdível é visitar a parte posterior do museu. É tão bonito quanto a frente, com mais verde, e nessa rua, podemos visitar o Mirante Nove de Julho.

Dando continuidade ao passeio, observe o prédio da FIESP, que conta com um centro cultural que inclui um salas de exposições, sala de teatro, mezanino com cafeteria, galeria de fotos. Confira a programação em http://centroculturalfiesp.com.br/.

FIESP FIESP

Siga em direção as próximas atrações culturais: Itaú Cultural, Sesc Avenida Paulista e Casa da Rosas. Durante o trajeto, observe o shopping Cidade São Paulo e o Hospital Santa Catarina. Pelos muros do hospital, observe as placas com frases relacionadas à saúde e corpo humano; também não deixe de avistar a linda capela.

Um desvio possível aqui é seguir para a Rua São Carlos do Pinhão, na parte de trás do shopping cidade São Paulo (dá para fazer isso por dentro do shopping, caso entre, pare na Lindt e compre umas frutinhas, você não vai se arrenpender). Procure pelo hotel Maksoud, aprecie sua arquitetura e entre para ver um maravilhoso vão e lustre! De segunda a sábado, aproveite a visita e deguste um dos drinks do bar Frank.

Siga (escrevo isso e a ouça a voz do Google Maps, ‘siga na direção oeste’), visite o prédio do Itaú Cultural (confira a programação aqui: http://www.itaucultural.org.br/).

Itaú Cultural Itaú Cultural

Em seguida, vá ao SESC Avenida Paulista. O local conta com diversos espaços para exposições, salas de espetáculo, salas de atividade físicas, biblioteca, restaurante (Comedoria) e cafeteria (Café-Terraço) e o mirante, que fica localizado no 17• andar. Se já estiver cansado e não quiser visitar todos os locais, vá direto ao mirante (tem até um elevador que vai direto, sem paradas nos outros andares) e curta à vista (independente do horário, os meus favoritos são o por do sol e a noite). Confira a programação (https://www.sescsp.org.br/unidades/9_AVENIDA+PAULISTA/#/content=turismo).

Agora visitaremos a Casa das Rosas. Um casarão no estilo francês construído na década de 30, pelo Escritório do Ramos de Azevedo (famoso arquiteto que fez prédios por toda São Paulo). Hoje o espaço funciona com exposições temporárias relacionadas especialmente a poesia e literatura. No local também acontecem outras atividades relacionadas a essas áreas como ciclos de debate, cursos de formação, lançamento de livros, entre outros. Confira a programação aqui (http://www.casadasrosas.org.br/agenda/). Faça uma pausa e visite o Caffè Ristoro. Na Casa, não deixe de observar outro mural pintado pelo Kobra, esse em homenagem ao Oscar Niemeyer.

Casa das Rosas Casa das Rosas

Por fim, visite a Japan House, localizado em frente à Casa das Rosas. Criado pelo governo japonês, funciona como ponto de difusão da cultura japonesa. O local conta com exposições, shows, workshops, biblioteca, café, lojas e um restaurante japonês. Confira a programação em https://www.japanhouse.jp/saopaulo/exhibition/index.html.

Nada melhor do que encerrar esse dia com um jantar, seguem as opções disponíveis pela Paulista e arredores: Spot (bar famoso por ter garçons e garçonetes muito bonitos); Frank (bar do hotel Maksoud; não funciona aos domingos); Ça-Va (restaurante francês); Halim (restaurante árabe; não está aberto aos domingos à noite); America’s; Si Señor; Outback; Pecorino; Outback; Hiro e muitos outros.

Espero que aproveitameessa região tanto quanto eu! Abraço!